ARTIGO - Psicoterapia Reicheana

Wilhelm Reich, médico austríaco (1897 – 1957), apresenta um pensamento funcional, segundo o qual os aspectos físicos e emocionais são indivisíveis e interferem no livre fluxo da energia, no corpo humano.

As expressões energéticas são manifestações vitais de como o indivíduo funciona e surgem no aspecto físico e psíquico. A energia está ligada à estrutura biológica e psíquica.

O objetivo da psicoterapia reicheana é buscar a dissolução das couraças musculares, nos diferentes segmentos do organismo, através da análise dos conteúdos psíquicos, buscando desfazer bloqueios e fixações, para promover o fluir da energia.

O olhar reicheano tem uma direção muito definida, também, para os aspectos preventivos desta problemática: destaque especial é dado ao período da gestação, em que procura atuar no sentido de uma relação harmônica de saúde entre o útero e o feto, para um nascimento pleno, do ponto de vista energético.

O resultado esperado é uma auto-regulação mais equilibrada, gerando uma sensação de satisfação do indivíduo consigo mesmo e com o mundo, do que decorre a “alegria de viver”.

 

                                                                           “Corpo e Mente, unidade funcional.”

                                                                                                       Wilhelm Reich

Leila Favrin

Psicóloga Clínica

CRP-06/34535-3